top of page
Buscar
  • Foto do escritorDébora Palma

#1 - A única coisa - cap. 1

Este é um dos livros mais interessantes que eu conheço sobre produtividade e gestão do tempo.

E aqui vai um resumo do primeiro capítulo do livro!

Seja como um selo de correio: fique grudado em uma única coisa até chegar ao seu destino - Josh Billings

Você já se perguntou sobre o motivo de não conseguir cumprir com as suas atividades no tempo previsto? Ou percebeu que algumas pessoas com quem você convive ou trabalha produzem muito mais do que você?


Se todas as pessoas do mundo têm a mesma quantidade de horas disponível no dia, por que algumas parecem fazer muito mais do que outras? Como elas conseguem fazer mais, alcançar mais, ganhar mais, ter mais?


Se o tempo é a moeda da realização, por que algumas pessoas conseguem comprar mais fichas do que outras, sendo que a cota é a mesma para todas? A resposta é que elas fazem com que o cerne de sua abordagem seja alcançar o cerne das coisas. Elas reduzem o foco.


“Reduzir o foco” é ignorar todas as coisas que você poderia fazer e fazer o que precisa. É reconhecer que nem tudo tem a mesma importância, e descobrir quais são as suas mais importantes. É o modo mais certeiro de conectar suas ações com os seus desejos. É perceber que resultados extraordinários são determinados diretamente por até que ponto você consegue estreitar seu foco (p. 13).


Portanto, a proposta dos autores é que o segredo para obter o máximo do seu trabalho e da sua vida é reduzir o foco o máximo possível.


A maioria das pessoas pensa exatamente o contrário: acham que o sucesso consome tempo e é complicado. Acabam ficando com a agenda e a lista de tarefas sobrecarregadas. Por isso, o sucesso começa a parecer fora de alcance – e elas passam a se contentar com menos.

Sem perceber que o grande sucesso chega quando fazemos bem algumas poucas coisas, elas se perdem tentando fazer coisas de mais, e no fim das contas realizam muito pouco. Com o tempo, reduzem as expectativas, abandonam sonhos e permitem que sua vida se apequene. A vida não deve ser reduzida.


"Seu tempo e energia são limitados. Quando você abre demais os braços, acaba deixando tudo cair. Você quer que seus feitos se acumulem, mas isso exige subtração, não adição. É preciso fazer menos para gerar mais efeito, em vez de fazer mais e ter efeitos colaterais. O problema de tentar fazer coisas demais é que, mesmo que isso funcione, acrescentar coisas ao seu trabalho e à sua vida sem cortar nada tem um monte de consequências negativas: prazos perdidos, resultados frustrantes, muito estresse, horas extras, sono atrasado, alimentação ruim, falta de exercícios e a perda de momentos com a família e os amigos" (p. 14-15).


Reduzir o foco, portanto, é a condição para obter resultados extraordinários, incomuns. A energia dedicada a um propósito único é essencial para irmos em direção àquilo que buscamos - pessoal e profissionalmente.

 

Os autores propõem um exercício muito útil para aprimorarmos nossa tomada de decisão:

  • Se você puder fazer só três coisas essa semana, quais seriam elas?

  • Se você puder fazer só duas coisas essa semana, quais seriam elas?

  • Se você pudesse fazer apenas uma coisa essa semana, que coisa seria essa?

Para a construção do sucesso, as pessoas reduzem seu foco a uma única coisa.


Referência: KELLER, Gary e PAPASAN, Jay. A única coisa - a verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. 240 p.

© Débora Palma 2023.

bottom of page