top of page
Buscar

livrásso: pensamento eficaz, de Shane Parrish!

  • Foto do escritor: Débora Palma
    Débora Palma
  • 19 de out. de 2024
  • 2 min de leitura
Pequenas situações cotidianas moldam nosso futuro - Shane Parrish

Iniciei a leitura de um livro excelente: Pensamento Eficaz, de Shane Parrish. O autor escreve sobre como podemos tomar melhores decisões – e decisões que estejam alinhadas com nosso propósito de vida. Fiquei bastante reflexiva! Afinal, faz todo sentido termos como premissa valores que guiem nossas ações; um propósito acima do mero atingimento de objetivos. Apenas deste modo se torna possível a satisfação. Ao longo das próximas semanas, vou trazer alguns insights desta leitura.


Os de hoje são estes:


Por sermos ­­ensinados a nos concentrar apenas em grandes decisões em vez de focar no momento presente, nem percebemos que estamos fazendo uma escolha. Momentos banais, no entanto, são essenciais porque formam a base a partir da qual o futuro será construído.

Julgamos que, eventualmente, uma grande tomada de decisão será a solução de nossos problemas; investimos em projetos importantes, que nos salvaguardarão de eventualidades e infortúnios – e deixamos de lado pequenos detalhes e experiências que podem tornar mais fácil alcançarmos nossos objetivos.


O vivido parece banal e insignificante; no entanto, à medida que os dias vão passando e a vida, acontecendo, são esses acúmulos de decisões que tornarão a nossa vida mais ou menos próxima daquilo que havíamos programado.


Embora no calor do momento nossas decisões pareçam menos relevantes, elas se somam à nossa posição atual, transformando nossos relacionamentos e, consequentemente, quem somos.


Deliberar sem pressa e com clareza é uma salvaguarda para não deixarmos nossas emoções assumirem o controle em determinadas circunstâncias.


“As situações cotidianas determinam nossa posição, e a nossa posição determina nossas opções” (p. 15). Portanto, pensar com eficácia é se planejar para as situações, não sendo dominado por elas (agindo por impulso, tomando decisões sem embasamento, etc.).


Cada momento é uma oportunidade de revisão e atuação eficaz. E por mais que a vida nos presenteie com eventos improváveis e inesperados, ainda assim teremos “margem de manobra” para a tomada de decisões mais acertadas.


Admito que senti uma leve ansiedade quando comecei a ler este livro, porque uma ideia me perseguia: “e como é que eu vou saber se minhas decisões são as melhores ou que, no mínimo, eu não estou indo para um lugar que não quero, no futuro?”. Acalmem-se! Hahahaha. O Parrish vai ajudar a, em primeiro lugar, desenvolver um pensamento eficaz e, num próximo momento, permite refletir sobre a determinação de valores pessoais que justifiquem a tomada de decisão. O processo faz todo sentido: não basta um agir irracional e impulsivo; em outras palavras, não basta uma “meta” a ser atingida, mas o desenvolvimento de marcos ao longo do caminho que justifiquem o empenho todo. Por exemplo: tornar-se mais saudável não é um projeto de uma semana, mas um projeto de longo prazo (e para toda a vida!) e que implica em decisões pequenas e pontuais ao longo do tempo (preferir uma fruta no lugar de um chocolate, todos os dias).


Boa leitura!




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© Débora Palma

bottom of page