top of page
Buscar
  • Foto do escritorDébora Palma

Viver bem para viver mais

Uma vida social e psicologicamente saudável nos torna adultos e idosos


Longevidade é a longa duração de uma vida significativa e vigorosa, que pode estar relacionada a uma variedade de fatores, incluindo hereditariedade, status socioeconômico, nutrição, apoio social, assistência médica e características de personalidade e comportamento. Esses fatores podem operar ao longo ou em fases específicas da vida.


Pessoas otimistas tendem a viver mais e melhor, talvez por serem capazes de enfrentar adversidades e serem mais capazes de cuidar de si próprias quando ficam doentes.


Além disso, idosos que encaram o envelhecimento como uma experiência positiva podem ter uma vida longa e de qualidade.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Por isso, não basta simplesmente não estar enfermo, mas também possuir alto nível de bem-estar subjetivo (subjective well-being). Ele tem a ver com o modo como as pessoas avaliam suas vidas, com base em julgamentos relacionados à satisfação pessoal e avaliações baseadas na qualidade de sentimentos e emoções.


No Brasil, o processo de envelhecimento é um dos mais rápidos do mundo; em 2050, nossa população estará mais envelhecida do que a de qualquer outro país, com exceção do Japão.


Seja qual for a sua idade, você pode começar a construir agora mesmo os pilares para uma vida mais positiva, longa e saudável.


Adaptado e resumido de Psique, ed. 161, p. 18-9.

Posts recentes

Ver tudo

#1 - A única coisa - cap. 1

Este é um dos livros mais interessantes que eu conheço sobre produtividade e gestão do tempo. E aqui vai um resumo do primeiro capítulo...

Comments


bottom of page