top of page
Buscar
  • Foto do escritorDébora Palma

Você tem direito aos seus sentimentos

Em nossa sociedade, aprendemos que é incorreto ou indesejável ter alguns sentimentos, como raiva, ciúme e tristeza: "Não precisa sentir ciúmes"; "Engula o choro" e "Ficar se preocupando não leva a nada" são frases comuns que ouvimos - da infância à vida adulta. No entanto, não é possível negar que tenhamos esses sentimentos, que são comuns a todos os seres humanos.


Você tem direito a se sentir dessa forma, e essas emoções são suas no momento. Mas tenha em mente que isso não significa que os seus pensamentos sobre o que está acontecendo sejam baseados em fatos.


Aprendendo a validar sentimentos:


1. Esses são os meus sentimentos neste momento, e tenho direito a sentir o que sinto.

2. Sei que esses sentimentos são difíceis para mim, e preciso aceitar esta dificuldade.

3. É difícil ter esses sentimentos, e algumas vezes vou me sentir sozinho e incapaz de expressá-los.

4. Não estou sozinho – isso faz parte da existência humana.


Ter sentimentos é muito difícil às vezes, mas eles não precisam ditar a forma como devemos nos sentir. Podemos encontrar formas melhores de enfrentamento, considerando novas opções, mais saudáveis e adaptativas.


Seja mais cuidadoso consigo mesmo e não tenha medo de se aproximar das suas emoções. Frequentemente, descobrimos um mundo belo que oportuniza a construção de uma vida mais fortalecida.

Posts recentes

Ver tudo

#1 - A única coisa - cap. 1

Este é um dos livros mais interessantes que eu conheço sobre produtividade e gestão do tempo. E aqui vai um resumo do primeiro capítulo...

Comentários


bottom of page